O presidente Trump ordenou uma série de medidas contra a Colômbia
Macro: A semana vem sendo bastante positiva para ativos de risco ao redor do globo. Dados de inflação abaixo do esperado nos EUA, levaram à queda nos rendimentos da curva de juros, provocando alta nas bolsas e desvalorização global do dólar. No Brasil, o IBC-Br, prévia do PIB, também é destaque na agenda econômica. Na China, serão anunciados PIB, produção industrial e vendas no varejo, com grande expectativa devido a resultados anteriores frustrantes.
CBOT
Soja: Futuros da soja e demais ativos do complexo operam em forte queda nesta quinta-feira na CBOT. Clima melhor para a Argentina e Sul do Brasil. O Índice de Oscilação Sul voltou a um padrão climático neutro, favorecendo a formação de novas frentes frias. Na faixa central do Brasil, o excesso de chuvas já está causando atraso na colheita da soja e, pode impactar negativamente a semeadura do milho safrinha 2025. Muitos produtores estão dessecando as lavouras de soja antes do tempo, o que pode reduzir a produtividade.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 1: Soja, farelo e milho aceleram a queda
Mercados na Ásia: Está tudo atrasado
Milho: Hoje o milho acompanha a queda da soja e farelo. Entretanto, os fundamentos ainda continuam positivos. O aumento da demanda no Brasil e a falta de competitividade do milho brasileiro em 2024 abriram espaço para o milho dos EUA. O atraso da colheita de soja também deve influenciar o mercado. Atrasos na janela de semeadura do milho impactam drasticamente na produtividade. O USDA precisa revisar os números de O&D do milho do Brasil.
Saiba mais em:
Opinião: O quadro do milho deve apertar mais. Atenção ao spread CN-CZ – atualização
B3
Milho: Seguindo o movimento baixista da soja e milho na CBOT, os contratos do cereal registram desvalorização na B3. O atraso na colheita de soja no Centro-Oeste já começa a preocupar, uma vez que isso deve comprometer o plantio do milho safrinha. Por outro lado, a alta nos preços e boa rentabilidade ao produtor, pode incentivar o aumento da área plantada. A crescente demanda das usinas de etanol tem elevado os preços internos do milho acima da paridade de exportação.
Saiba mais em:
Preço de Paridade de Exportação (PPE) - Soja e Milho
Clima: Áreas de instabilidade começam a se formar no Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, trazendo chuvas que aliviam o calor e o déficit hídrico das últimas semanas. Enquanto isso, a faixa central do Brasil segue com padrão úmido, mas regiões como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais apresentam tréguas nas chuvas, favorecendo o avanço da colheita da soja.
Saiba mais em: