PSF: 16_12_2024
Macro: O dólar opera em alta frente ao real nesta sexta-feira, refletindo dados econômicos brasileiros e desconfiança na política fiscal do governo. O IPCA-15 de dezembro subiu 0,34%, abaixo da alta anterior de 0,62%, enquanto a taxa de desemprego ficou em 6,1%, conforme esperado. O Banco Central anunciou leilão de até 15.000 contratos de swap cambial para rolagem. No exterior, o dólar recua ante moedas fortes, mas no Brasil permanece pressionado pela percepção fiscal negativa.
CBOT
Soja: Após o forte salto de ontem, os futuros do farelo e da soja operam em queda na Bolsa de Chicago. Pela manhã, os dados das vendas semanais vieram abaixo do esperado para a soja e neutros para o farelo. Por outro lado, as vendas de óleo de soja americano continuam fortalecidas, especialmente pelo forte consumo da União Europeia. Apesar das preocupações com o clima na AMS, a desaceleração da demanda da China nos últimos dias, acaba trazendo pressão aos ativos do complexo nesta sexta-feira.
Saiba mais em:
Mercados na Ásia: A alta do farelo de soja
NOTA 1: BCBA reduz área de soja e aumenta área de milho na Argentina
Milho: As vendas semanais de milho surpreenderam mais uma vez. O total comprometido de milho 24/25 está em 38,023 Mi t, bem à frente das 29,421 Mi t do ano passado. O programa de exportação brasileiro praticamente terminou, os prêmios na Argentina encontraram um piso e na Ucrânia as ofertas subiram, mesmo com fretes para a Ásia e Norte da África mais baratos. O mercado vai ter que continuar se cobrindo com milho americano.
Saiba mais em:
Opinião: De olho no spread do milho CN-CZ
B3
Milho: Mesmo com um dólar mais forte, os futuros do milho operam praticamente estáveis na B3. Com o feriado de Natal, a semana é de poucos negócios no mercado físico brasileiro. Compradores só estão no mercado para negócios pontuais e produtores estão com menor ritmo de ofertas, tentando postergar negócios para o começo do ano. É provável que vejamos uma desaceleração no farmer selling esta semana.
Saiba mais em:
Clima: A sexta-feira é marcada por um corredor de umidade na faixa central do Brasil, com previsão de chuvas regulares nos próximos dias no Centro-Oeste, Centro e Sudeste. Enquanto isso, o Sul, Extremo Norte e Nordeste seguem com tempo aberto. Na próxima semana, áreas de instabilidade devem se formar em SC e PR, mas o RS e parte da ARG continuarão com clima seco. Chuvas no Sul só devem ocorrer nos primeiros dias do ano. A frente fria será passageira, trazendo alívio temporário para áreas sem precipitação recente.
Saiba mais em:
Clima: Destaques climáticos e Atualizações da La Niña