Panorama Semanal dos Fertilizantes
Macro: A semana inicia com queda para o dólar e estabilidade no Índice Bovespa. O mercado reage com cautela, aguardando as decisões sobre o pacote de cortes de gastos do governo e a reunião do G20. No cenário macroeconômico, o mercado reage à sétima elevação consecutiva da projeção do IPCA de 2024, conforme divulgado no boletim Focus. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o pacote de cortes de gastos já foi fechado com o presidente Lula e será anunciado em breve, pendente de ajustes com o Ministério da Defesa. No mercado global, petróleo e ouro operam em alta, devido ao cenário de aversão ao risco com a intensificação da guerra entre Rússia e Ucrânia.
CBOT
Soja: Apesar da desvalorização no óleo, os futuros da soja operam no positivo nesta tarde na Bolsa de Chicago. A alta do petróleo e o trigo, acabam puxando o milho e a soja na carona. Além disso, uma nova rodada de vendas de óleo de soja dos EUA acaba apoiando a oleaginosa. O óleo americano está ficando mais barato, enquanto o óleo da Argentina está ficando mais caro. Isso está abrindo uma janela importante para os EUA na exportação. Mesmo assim, o mercado segue focando nas incertezas sobre o mercado de biocombustíveis para 2025, especialmente com a mudança dos membros da EPA (Agência de Proteção Ambiental), com a chefia de Lee Zeldin. Aqui no Brasil e AMS em geral, o clima segue muito favorável para o desenvolvimento da soja safra 24/25.
Saiba mais em:
USDA: Mais vendas de óleo de soja
🚨 ALERTA 1: Atenção ao Óleo de soja
Milho e Trigo: O trigo tem um dia de recuperação após as quedas acentuadas na semana passada. O ceeral ganha suporte pela intensificação do conflito entre Rússia e Ucrânia. Após uma trégua de três meses, a Rússia realizou um ataque aéreo contra a Ucrânia, agravando ainda mais a infraestrutura de energia do país. O aumento das tensões, eleva o risco de alta para o frete marítimo e seguro na região do Mar Negro, afetando ainda a logística de exportação. Além disso, a autorização dos EUA para o uso de armas de longo alcance pela Ucrânia aumentou as tensões, reforçando o clima de aversão ao risco. Enquanto isso, aliados de Zelensky consideram estratégias para trazer Putin a uma possível negociação que possa encerrar o conflito.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 2: “Kit Guerra” em forte alta
B3
Milho: Os futuros do milho operam em queda nesta 2ª-feira na B3, apesar de ganhos moderados para o cereal na CBOT. O enfraquecimento do dólar contra o real e o fraco ritmo do programa brasileiro de exportação de milho, acabam puxando os futuros para baixo. Além disso, as lavouras de soja estão em excelente desenvolvimento, gerando otimismo de que a colheita ocorra em tempo ideal para uma boa janela de plantio do milho safrinha. Com os preços do milho se valorizando nas últimas semanas, é esperado que não haja queda na área cultivada com milho 2ª safra 2025, colocando um limite para novos aumentos no curto prazo.
Saiba mais em:
Clima: O destaque desta segunda-feira é a região Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, onde uma nova frente fria se forma, trazendo chuvas para grande parte do estado. Essa condição já provoca a formação de áreas de instabilidade em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, deixando o clima mais nebuloso. A partir de terça-feira, um sistema de baixa pressão vindo da Argentina avança sobre a região Sul, intensificando as chuvas, com possibilidade de precipitações torrenciais na faixa centro-norte e no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No restante do Brasil, o clima segue padrão dos últimos dias, com pancadas de chuva sobre grande parte do Sudeste, Centro-Oeste, MATOPIBA e regiões centrais.
Saiba mais em: