PSF: 16_12_2024
A semana começou com aumento das tensões geopolíticas no Black Sea, refletindo na valorização de ativos que fazem parte do pacote de guerra. Com isso, vemos os futuros do petróleo, ouro e trigo em forte alta nesta segunda-feira.
Na madrugada de hoje, a Rússia realizou seu maior ataque aéreo à Ucrânia em quase três meses, agravando ainda mais a infraestrutura de energia ucraniana. A ofensiva é uma resposta à autorização dos EUA para que a Ucrânia utilize armas de longo alcance contra a Rússia, intensificando o clima de aversão ao risco.
O trigo se recupera após quedas expressivas na semana passada. A acentuação do conflito pode refletir em aumento dos custos com frete marítimo, seguro e impactos negativos para a capacidade de execução dos navios na região do BS. O petróleo também registra alta, refletindo temores de interrupções no fornecimento, especialmente nos portos russos. Já o ouro, que é visto como um ativo de proteção em períodos de incerteza, também registra elevação.
Apesar das preocupações de curto prazo, rumores indicam que aliados de Volodymyr Zelensky estão incentivando medidas para atrair Vladimir Putin à uma eventual negociação que possa colocar fim ao conflito.