PSF: 20_10_2025
Macro: O dólar recua pelo terceiro dia consecutivo, negociado abaixo de R$ 5,35, sustentado pela expectativa de corte de juros nos EUA e maior diferencial frente ao Brasil. O Fed deve reduzir a taxa em 0,25 p.p., ampliando o spread para 11 p.p., o que reforça a atratividade dos ativos brasileiros. Investidores aguardam sinais de novos cortes em dezembro. No campo geopolítico, Trump está na Coreia do Sul e o aguardado encontro com Xi Jinping ocorre amanhã, com expectativa de avanço no acordo comercial.
Saiba mais em:
Alerta 1: Dólar comercial abaixo de R$ 5,35, de olho na decisão do Fed
CBOT
Soja: Após operar acima dos USD 11 por bushel na sessão anterior, alcançando as máximas de mais de um ano, os futuros da soja recuam nesta quarta-feira, com o mercado realizando os lucros. O mercado opera em compasso de espera pelo possível acordo entre EUA e China e por confirmações das compras de soja da China no PNW. A soja brasileira voltou a ficar mais competitiva que a americana e deve continuar absorvendo a demanda da janela DJ, reduzindo o espaço para as vendas americanas.
Saiba mais em:
Mercados da Ásia: China comprou 03 barcos de soja nos EUA
Alerta 2: Soja caindo. Brz mais barato
Milho: Os contratos futuros de milho operam estáveis, próximos das máximas de junho. Os preços continuam sustentados pelas expectativas de uma colheita menor que o esperado nos EUA, embora ainda o volume deva alcançar um recorde. Após as chuvas do último fim de semana, as condições predominantemente secas no Meio-Oeste durante o restante da semana devem permitir que os produtores americanos avancem na colheita.
B3
Milho: Os preços do milho se recuperam nesta quarta-feira na B3 com o mercado observando sinais de melhora na demanda interna. No spot, surgiram ofertas pontuais acima dos preços praticados nos últimos dias, resultando em preços mais firmes no interior. A alta da soja também impulsionou essa ligeira valorização do milho. Por outro lado, com as margens negativas de originação na exportação, o programa deve seguir lento até o final do ano.
Clima: O destaque desta quarta-feira fica para o retorno das chuvas no fim de outubro e início de novembro. Os modelos indicam precipitações recorrentes entre os dias 30 e 31, com pancadas quase diárias no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As frentes frias devem avançar com boa frequência, mantendo o solo úmido e permitindo o avanço do plantio. O cenário aponta regularização gradual das chuvas, sem sinal de invernada, mas com boa distribuição e melhora consistente das condições de umidade.
