PSF: 13_10_2025
Os EUA anunciaram a abertura de uma investigação sobre o cumprimento da Fase 1 do acordo comercial assinado com a China em janeiro de 2020. O objetivo é apurar se a China descumpriu o compromisso de adquirir US$ 200 bilhões em produtos americanos entre 2020 e 2021. O que os EUA devem constatar é que a China cumpriu apenas cerca de 54% das metas previstas na Fase 1 do acordo. O restante foi interrompido pelo avanço da pandemia e, depois, quando Trump perdeu as eleições.
O movimento reforça o endurecimento da política comercial de Trump e pressiona as negociações que acontecem nesta semana na Malásia entre He Lifeng e Scott Bessent, além do encontro previsto entre Trump e Xi na próxima quinta-feira (30).
No comunicado, Jamieson Greer, Representante Comercial dos EUA, afirmou: “O início desta investigação ressalta a determinação do governo Trump em exigir que a China cumpra seus compromissos da Fase 1 do Acordo, proteger agricultores, pecuaristas, trabalhadores e inovadores americanos, e estabelecer uma relação comercial mais recíproca com a China para o benefício do povo americano.”
Saiba mais em: Mercados na Ásia: Trump, China e o clima