Divórcio litigioso entre China-US
Macro: O dólar opera em queda nesta sexta-feira. Em dia de agenda esvaziada no Brasil e no exterior, a divisa americana se enfraquece frente ao real. Já o Ibovespa tem alta de 0,6% voltando a operar acima dos 143 mil pontos. A relação entre EUA e Brasil parece estar melhorando. Ontem Mauro Vieira e Marco Rubio se reuniram na Casa Branca. Segundo comunicado dos EUA, o encontro foi positivo e resultou em um cronograma de trabalho conjunto.
CBOT
Soja: Hoje a soja ganha suporte da alta do farelo. O motivo da alta do farelo hoje é que a Argentina está cara e o Brasil está ficando caro também. Vale lembrar ainda que o farmer selling da Argentina está menor.
Na China, o cenário é outro. O país anunciou um novo leilão de 3,5 milhões de toneladas de soja – ainda rumor. Diante disso, o farelo em Dalian afundou (1.6%), rumo às mínimas do ano.
Saiba mais em:
Mercados na Ásia: Leilão de soja na China
Agrochina: Cobertura de soja da China
Milho e Trigo: Assim como a soja, futuros do milho e trigo também caminham para encerrar a sexta-feira com variação semanal bastante positiva. Com o avanço da colheita nos EUA, os produtores têm reportado produtividades abaixo do esperado para o milho. Embora a colheita ainda seja de uma grande safra, mas a produtividade deverá ficar aquém das projeções do USDA, o que deve fazer o departamento revisar a produtividade para baixo nos próximos relatórios. No caso do trigo, a retomada das compras da Indonésia por trigo da Rússia e sinais de demanda de outros compradores, trouxeram maior otimismo ao mercado.
B3
Milho: O milho B3 acompanha a alta da soja e milho em Chicago e com isso também finaliza com variação semanal positiva. No mercado interno os preços continuam firmes impulsionados pela demanda das usinas de etanol. A boa margem no setor tem criado condições favoráveis para abertura de novas plantas e com isso a demanda doméstica deve seguir crescendo nos próximos anos. A redução nas ofertas de milho da Argentina também tem contribuído para o aumento do interesse pelo milho brasileiro.
Saiba mais em:
De Olho no Milho: Rápido comentário sobre o mercado brasileiro de milho
Clima: A frente fria que predominou nos últimos dois dias no Sul do país, avança rapidamente para a faixa Central, marcando um fim de semana de chuvas generalizadas e queda de temperatura. A partir deste sábado (18), a frente fria ganha intensidade e avança para o norte, levando chuvas a todo o Centro-Oeste e Sudeste. No domingo (19), o tempo abre no Sul, enquanto a instabilidade se desloca para o interior, atingindo São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás e o norte do Mato Grosso.
Saiba mais em: