PSF: 14_07_2025
DESTAQUES
Soja: O programa da soja americana continua lento. Vendas reportadas de 160 mil toneladas para a safra velha e 238 mil toneladas para a safra nova, ambas na banda debaixo das estimativas do mercado. No acumulado, as vendas da temporada 2025/26 estão em 2,60 milhões de toneladas, abaixo das 2,90 milhões do ano passado e corresponde a menos da metade das 5,45 milhões de toneladas registradas na temporada 2023/24 nesta mesma época.
Depois de duas semanas de boas vendas, a comercialização de farelo de soja declinou. Reporte semanal de apenas 273 mil toneladas somando as duas safras, ficando na média inferior das estimativas, que variaram entre 250-550 mil toneladas. Por fim, as vendas de óleo de soja apresentaram redução para a temporada 2024/25 em 600 toneladas. Já na nova temporada, 2 mil toneladas foram comercializadas na semana passada, enquanto as estimativas variaram entre 0 e 20 mil toneladas.
Saiba mais em: Mercados na Ásia: Grandes distorções – mais um navio de farelo para China
Milho: Boas vendas de milho americano para as duas temporadas, totalizando juntas 1,3 milhão de toneladas. O milho dos EUA continua sendo a origem mais barata na exportação e a expectativa de oferta abundante na safra 2025/26 está mantendo a trajetória de baixa para o ativo na CBOT. Enquanto isso no Brasil, o programa de exportação continua lento, tanto pelo atraso da colheita do safrinha, como pelos custos elevados de originação e baixa competitividade.
Saiba mais em: E-book Farmer selling: Entenda como um programa de exportação é construído
Trigo: Vendas acima das expectativas do mercado, totalizando 712 mil toneladas para a nova temporada. O programa de exportação está avançando rápido, a frente do ritmo do ano passado. Com as ameaças de Trump em aumentar a tarifação de países que negociarem com a Rússia, houve estímulo nas vendas de trigo americano na exportação, considerando também que o cereal está com preços atrativos. Embora Trump tenha comentado apenas sobre a tarifação de países que comprarem petróleo russo, há um temor implícito de que outros produtos também estejam na pauta.
RESUMO