Nos últimos dias o presidente americano Donald Trump
Macro: O dólar opera próximo à estabilidade nesta quinta-feira, desacelerando os ganhos da manhã, com o mercado reagindo à decisão do STF que manteve quase todo o decreto do governo sobre o IOF. O Ibovespa recua, refletindo o aumento das tensões políticas e a percepção de incerteza jurídica. No exterior, dados fortes do varejo nos EUA mostraram resiliência da economia americana e reduziram as apostas em cortes de juros, sustentando as bolsas de Nova York em alta. O ambiente global de dados positivos também ajudou a conter novas altas do dólar. O pano de fundo segue volátil, com mercados atentos a riscos fiscais e ao cenário eleitoral no Brasil.
CBOT
Soja: A soja dá continuidade ao movimento de alta registrado na sessão anterior. Além de um dólar mais fraco no mercado global, principal fator que favorece os grãos na CBOT, o mercado também recebeu com otimismo os dados mais fortes das vendas semanais. A comercialização de soja safra nova ficou em 529 mil toneladas, sendo o maior volume semanal registrado até agora para a nova temporada. Por enquanto, a China não está na lista de compradores, mas pode voltar a importar soja americana em breve.
Saiba mais em:
USDA: Vendas de soja da nova temporada começam a andar
Agrochina: A China vai voltar a comprar soja americana – atualização
Milho e Trigo: A queda nos preços do trigo e dados fracos nas vendas semanais de milho americano, acabam pressionando o cereal na Bolsa de Chicago. O USDA reportou o cancelamento de 469 mil toneladas de milho safra velha no relatório de vendas desta manhã, vindo de destinos desconhecidos e do México. Por outro lado, as vendas acumuladas da nova temporada estão indo bem, apesar do mercado ainda manter a pressão sobre os preços, dada a expectativa de safra recorde americana e avanço de uma grande safrinha no Brasil.
B3
Milho: O milho B3 opera com variações mistas nesta tarde. Os vencimentos mais curtos têm leve queda, seguindo a pressão da CBOT, enquanto os contratos de jan-mar/26 apresentam sustentação. No mercado spot, tivemos um movimento de alta para o milho em algumas praças ontem, dado o atraso da colheita do milho safrinha que tem limitado as ofertas em algumas regiões. Isso está trazendo uma oportunidade pontual ao vendedor com a melhora dos preços do milho disponível. Vale reforçar, porém, que as nomeações na exportação continuam fracas.
Saiba mais em:
De Olho no Milho: Rápido comentário sobre o mercado brasileiro de milho
Clima: Os modelos rodados nesta semana trouxeram informações que merecem atenção, especialmente quanto ao frio e à possibilidade de geadas. A partir desta quinta-feira, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas generalizadas para todo o estado, além de Santa Catarina, partes do Paraná, Paraguai e Bolívia. Essa frente será rápida e já se afasta para o oceano Atlântico na sexta-feira, deixando o tempo aberto a partir de sábado.
Saiba mais em:
Clima: Alerta para nova onda de frio intenso