Nos últimos dias o presidente americano Donald Trump
Macro: O dólar passou a cair nesta tarde no câmbio brasileiro. Lá fora, a divisa americana derrete após o presidente dos EUA, Donald Trump, perguntar aos parlamentares republicanos se deveria demitir Jerome Powell, o presidente do Fed. E segundos relatos da emissora CBS, os parlamentares haviam dito que Trump indicou que irá demitir Powell. Trump tem insistido que Powell deveria reduzir a taxa de juros dos EUA, porém, o chairman do Fed não vê espaço para queda de juros no curto prazo, pois a inflação continua acima da meta.
Saiba mais em:
🚨 Alerta 2: Dólar derrete no exterior, zera ganho no Brasil e ajuda a puxar a soja
CBOT
Soja: A soja acelera os ganhos nesta tarde, sustentados por um dólar mais fraco no mercado global. Além disso, um acordo entre EUA-Indonésia, deve aumentar em 50% as compras de produtos agrícolas dos EUA (em USD), sendo que a soja é o principal produto. Correndo por fora, surgem rumores de que a China pode voltar a comprar soja americana em breve. Falam em busca por cotações de frete marítimo USG-China para a janela OND.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 1: Soja sobe na CBOT sob rumores de demanda da China
Agrochina: A China vai voltar a comprar soja americana – atualização
Milho: Com a forte valorização da soja e farelo, os futuros do milho também apresentam ganhos na CBOT. Os EUA seguem competitivos na exportação, tendo registrado forte ritmo de vendas e exportação na semana passada. Contudo, a projeção de uma produção recorde de milho, deve manter os preços sem grande ímpeto para alta. O clima está muito favorável no momento, sem grandes anomalias climáticas no radar. Tudo contribui para uma grande oferta de grãos 25/26 nos EUA.
Saiba mais em:
Mercados na Ásia: A produção de milho nos EUA pode ficar ainda maior
B3
Milho: O milho B3 acompanha a valorização do cereal na CBOT, mas acaba tendo os ganhos limitados pelo recuo do dólar. No spot, como era esperado, algumas praças estão sinalizando firmeza nos preços, diante do atraso da colheita do safrinha, que está limitando a oferta de milho disponível em algumas regiões. Contudo, é necessário reforçar da produção recorde de milho 2ª safra e das nomeações ainda lentas na exportação, dada a falta de competitividade do Brasil.
Clima: Nesta quarta-feira, os modelos trouxeram informações que merecem atenção, especialmente quanto ao frio e à possibilidade de geadas. A partir de amanhã, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas generalizadas para todo o estado, além de Santa Catarina, partes do Paraná, Paraguai e Bolívia. Essa frente será rápida e já se afasta para o oceano Atlântico na sexta-feira, deixando o tempo aberto a partir de sábado.
Saiba mais em:
Clima: Alerta para nova onda de frio intenso