Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 Alerta 2: Dólar derrete no exterior, zera ganho no Brasil e ajuda a puxar a soja

Por: Equipe Agrinvest
Alerta, Macro
Publicado em: 16/07/2025 13:04

Icone Icone Icone Icone

O dólar derrete no exterior após o presidente dos EUA, Donald Trump, perguntar aos parlamentares republicanos se deveria demitir Jerome Powell, o presidente do Fed. E segundos relatos da emissora CBS, os parlamentares haviam dito que Trump indicou que irá demitir Powell.

Diante dessa notícia, o dollar DXY (contra uma cesta de moedas de países desenvolvidos) tomba 0,74% nesse momento, maior queda diária desde o dia 23 de maio desse ano. O dollar IDX é cotado agora a 97,542 pontos.

Trump tem insistido que Powell deveria reduzir a taxa de juros dos EUA imediatamente em 3 p.p., porém, o chairman do Fed não vê espaço para queda de juros no curto prazo, pois a inflação segue acima da meta de 2% e há riscos de piorar por conta da política tarifária de Trump.

Contrariado com essa posição de Powell, Trump vem ameaçando o presidente do Fed de demissão, que tem mandato até maio de 2026. Porém, pela lei americana, não é simples demitir um presidente do Banco Central, afinal, ele tem um mandato independente da política.

Uma troca no comando do Fed antes do fim do mandato, abrirá espaço para uma queda de juros mais rápida nos EUA, o que enfraquece o dólar. A interferência política no Fed, algo muito incomum é outro ponto negativa para o moeda norte-americana.

No Brasil, o dólar reduziu ganhos após a derrocada da moeda norte-americana no exterior. O dólar comercial só não muda de sinal em nosso país, por conta do possível tarifaço de 50% dos EUA sobre os produtos brasileiros.

Antes da notícia, o dólar comercial era cotado a R$ 5,59. Agora está R$ 5,56, leve alta de 0,04%.

A derrocada do dollar IDX também ajuda a impulsionar o preço das commodities, como soja, que sobe 17 cents/bu nesse momento. Dólar para baixo, commodities para cima!

 


Não há comentários para exibir