O Irã lançou seis mísseis contra uma base dos EUA
CLIMA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
A semana começou com instabilidades associadas à entrada de uma frente fria no sul do Brasil. Agora, o sistema avança pelo Paraguai e já provoca chuvas na região de Cascavel (PR) e no sul do Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira, as instabilidades ganham força, levando chuvas generalizadas a áreas produtoras de MS, SP, PR, SC e RS, além de precipitações pontuais em Minas Gerais e Goiás.
O destaque da semana será o excesso de dias chuvosos no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, com previsão de uma sequência de até sete dias seguidos de precipitações entre 5 e 11 de junho. A partir do dia 10, o tempo volta a firmar com a entrada de uma nova massa de ar polar.
Essa nova massa será menos intensa que a do final de maio, mas com maior amplitude. O ar frio deve avançar pelo Sudeste e Centro-Oeste e alcançar até o interior da Bahia, com previsão de temperaturas mínimas entre 10 °C e 12 °C na região, sem risco de geadas. A queda acentuada de temperatura pode gerar impacto nas lavouras de algodão em desfolha, especialmente em Goiás e no interior nordestino.
No geral, o mês de junho deve seguir o padrão típico da estação: chuvas mais frequentes no Sul e tempo seco predominando no Centro do Brasil.
Nos Estados Unidos, a previsão indica continuidade das chuvas nas próximas semanas, com volumes localmente elevados, mas sem grandes desvios ou preocupações para as lavouras até o momento. O cenário climático permanece dentro da normalidade para esta época do ano.