Áudio da manhã do mercado físico
Futuros do óleo de soja atingiram limite de baixa na Bolsa de Chicago ao final dessa manhã, queda de mais de 5% – puxando a soja na carona. Lee Zeldin colocou água no chopp.
Ontem, Lee Zeldin – chefe da Agência de Proteção Ambiental dos EUA – falando no Senado respondeu a uma pergunta quanto ao RVO, ou o próprio mandatório de mistura. No começo do ano Lee foi mais firme dizendo que ainda esse ano as metas seriam atualizadas e divulgadas. Ontem disse que o RVO pode atrasar, quem sabe 2026.
Saiba mais em: Mercados na Ásia: A volatilidade do óleo
Isso muda toda a expectativa de aumento na demanda interna por óleos vegetais no curto prazo, sustentada pelos subsídios fornecidos pelas políticas dos bios – que já vinha sendo precificada pelo mercado. Ontem a Câmara havia passado o projeto de lei, dando mais um gás ao rally do óleo. Hoje, o mercado está coberto de cautela.
Saiba mais em: 🚨 Alerta Impacto: Pode faltar óleo de soja nos EUA. Novo projeto de lei 45Z
Além disso, a forte desvalorização nos preços do petróleo gera pressão adicional ao óleo e a soja. Trump disse que um acordo nuclear com o Irã pode estar próximo – o que leva o mercado a acreditar em um possível aumento de produção. Lembrando que a OPEP+ está reduzindo os cortes de produção – crescimento na oferta.