PSF: 13_01_2025
Macro: O dólar opera em queda nesta segunda-feira. O dia é marcado pelo feriado nos EUA, reduzindo a liquidez dos mercados globais. A posse de Trump atrai atenção devido à incerteza sobre sua política de tarifas. Essa cautela deve influenciar o mercado nas próximas semanas. No Brasil, a agenda política destaca a primeira reunião ministerial do ano, com foco em possíveis reformas no ministério para atender ao Centrão e discutir cortes de gastos. As expectativas sobre essas mudanças geram especulação e movimentam o cenário político interno.
CBOT
Soja e Milho: Mercado fechado devido ao feriado nos EUA. Na China, os estoques de farelo estão caindo e os basis no spot estão se firmando. Consumidores finais estão acelerando as compras para entrega curta, aumentando a cobertura até o pós-feriado. O motivo é a redução do lineup de soja para China. O atraso da colheita da soja no Brasil vai colocar ainda mais pressão sobre os estoques de soja e farelo no mercado chinês para as próximas semanas.
Saiba mais em:
Agrochina: Estoques de soja na China e vendas de farelo
B3
Milho: Sem a referência dos futuros em Chicago, devido ao feriado nos EUA, os futuros do milho operam em forte alta na B3. O atraso na colheita da soja já está começando a preocupar, já que isso irá refletir em uma janela mais apertada para o plantio do milho safrinha. No curto prazo, o mercado está enxuto de ofertas, enquanto as usinas de etanol continuam com a demanda aquecida. Isso tem mantido um importante suporte para a firmeza nos preços do milho.
Saiba mais em:
Opinião: O quadro do milho deve apertar mais. Atenção ao spread CN-CZ – atualização
Clima: A semana começa com chuvas ocorrendo em Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Após longo período de chuvas, a região central apresenta tempo aberto, favorecendo a colheita. No Sul, as chuvas se concentram no Paraná, com baixos volumes no Rio Grande do Sul, onde algumas áreas estão há 40 dias sem chuva. No Centro-Oeste e MATOPIBA, chuvas irregulares ainda estão previstas para o decorrer da semana, dificultando os trabalhos no campo. Já há relatos de soja avariada, grãos colhidos com excesso de umidade e atrasos na colheita.
Saiba mais em: