PSF: 09_12_2024
Macro: O dólar tem forte recuo no câmbio brasileiro nesta tarde. Hoje o BC vendeu $3 bi no começo da manhã. Como nem fez cocegas, o BC resolveu colocar mais $5 bi em leilão (leilão à vista, sem recompra). O Câmbio abriu hoje a 6,244. Fora isso a nhaca continua grande. Desde o dia 12 desse mês o BC já vendeu $20 bi, sendo $13 à vista. A taxa de juros futura continua subindo. O DI Janeiro 2027 bateu acima dos 16,24%.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 1: BC vendeu $8 bi em reserva. Soja subindo
CBOT
Soja: A soja opera em alta na CBOT, recuperando-se parcialmente das perdas do dia anterior. O suporte vem pela queda do dólar no câmbio brasileiro. As vendas semanais de soja nos EUA totalizaram 1,174 Mi t. O total comprometido até agora é de 38,708 Mi t, à frente do ritmo do ano passado. Nesta semana, apenas 18 cargos reportados para a China até agora. O óleo opera com leves perdas na CBOT. As vendas semanais de óleo despencaram 91%, totalizando apenas 6 mil t, após várias semanas de forte crescimento.
Saiba mais em:
Agrochina: O abate de suíno na China está crescendo. Preços em queda
E-book Farmer selling: A relação entre o farmer selling da soja e o crush na China – Atualização
Ponto de Vista: Quanto um ciclo de baixa pode durar? – atualização
Trigo: Futuros do trigo em forte baixa hoje na CBOT. Apesar da projeção de queda na produção da safra 2025 da Rússia, o mercado está focado na agressividade com que o trigo russo continua sendo ofertado na exportação, com níveis de preços que os EUA e UE não conseguem competir. As vendas semanais de trigo americano vieram dentro do esperado, porém, com o avanço da colheita, a Argentina também está muito competitiva na exportação, retirando a demanda norte-americana.
Saiba mais em:
B3
Milho: Seguindo o movimento do milho em Chicago, os futuros do cereal operam praticamente estáveis na B3. Apenas os contratos mais longos, apresentam discreta valorização. No físico, a relação soja-milho está abaixo do normal, especialmente no MT (2,2) e Paraná (1,83). O que os preços estão dizendo é que será necessário reduzir a área de soja e aumentar a de milho. O primeiro a tomar essa decisão seria os EUA. Apesar da pressão para redução da área de soja, o plantio de milho enfrenta desafios como custos elevados, clima e pragas, especialmente no Brasil.
Saiba mais em:
Clima: Nesta quinta-feira, um sistema de umidade vindo da Argentina, causa chuvas generalizadas para RS, SC, PR, MS e Paraguai. Áreas de instabilidade também alcançarão a faixa Central e Norte do Brasil. Esse padrão deve se manter até o fim de semana, com clima chuvoso em quase todo o país entre sábado e domingo.
Saiba mais em: