PSF: 16_12_2024
Macro: O dólar comercial opera em baixa significativa hoje no câmbio brasileiro. A desvalorização é provocada principalmente por dados econômicos mais fracos que o esperado nos EUA. O ADP reportou a criação de 146 mil empregos privados em novembro (abaixo do esperado) e o ISM Serviços aquém das projeções na véspera. No Brasil, a aprovação do regime de urgência para o pacote fiscal acelera sua tramitação, reforçando a queda da divisa americana. A votação do pacote fiscal segue como principal foco para o mercado cambial no curto prazo.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 1: Dólar comercial abaixo de R$ 6,00
CBOT
Soja: A quinta-feira é marcada por valorização nos futuros da soja na CBOT. Um dólar mais fraco, impulsiona a soja, milho e o óleo americano. O biocombustível também reflete o otimismo pela prorrogação do corte na produção de petróleo pela OPEP+. As vendas semanais de soja americana ficaram na banda de cima das estimativas. Por outro lado, nessa semana o mercado observa desaceleração nas compras de soja americana. Apenas a Sino continua comprando nos EUA. A soja brasileira está mais competitiva no momento.
Saiba mais em:
E-book Farmer selling: A relação entre o farmer selling da soja e o crush na China
Comentário Reservado: Para onde vai a soja na CBOT?
Milho: O milho também tem um dia positivo em Chicago. O suporte vem pela alta nos futuros do trigo e bons números nas vendas semanais. As vendas de milho americano vieram acima das estimativas. No entanto, o mercado observa com cautela a desaceleração das vendas ao México. Com a vitória de Trump, há muita incerteza sobre o futuro das relações comerciais entre os dos países. O total comprometido na temporada 24/25 alcança 34,191 Mi t, superando as 25,747 Mi t do ano anterior.
Saiba mais em:
USDA: Boas vendas para a soja e o milho
Morning wrap up: Lower basis for soybeans and corn
B3
Milho: Após registrar perdas na sessão anterior, os futuros do milho sobem na B3. Os ganhos no milho são impulsionados pela rodada de compras nos futuros do boi. O programa brasileiro de exportação continua lento, mas bons volumes de negócios estão surgindo para o safrinha 2025. No curto prazo, a demanda interna segue predominando nas compras do milho no físico, com as indústrias de etanol pagando preços acima da paridade de exportação.
Saiba mais em:
Clima: Um corredor de umidade segue sobre a faixa central do Brasil. Zonas de convergência no Atlântico Sul manterão as chuvas recorrentes no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Centro do Brasil na primeira quinzena de dezembro. Na sexta-feira, uma nova frente fria avançará pelo Sul, com chuvas torrenciais no RS, SC, sul do PR e MS. Na próxima semana, essa frente fria migrará para o Centro do Brasil, enquanto o Sul terá predomínio de tempo seco.
Saiba mais em: