Panorama Semanal dos Fertilizantes
Vendas semanais acima do esperado para soja, neutras para o milho e muito fortes para o óleo.
DESTAQUES
Soja e óleo: As vendas vieram acima das estimativas. O principal comprador foi a China, levando 1,19 Mi t. No acumulado, as vendas e exportações americanas de soja 24/25 estão em 31,584 Mi t, à frente das 28,986 Mi t do ano passado. Apesar disso, nos últimos dias, as compras de soja estão mais concentradas no Brasil do que nos EUA, dada as incertezas com a mudança de presidente nos EUA. O grande destaque fica para as vendas de óleo de soja, totalizando 21,9 mil toneladas na última semana. O óleo de soja dos EUA está apresentando preços mais competitivos que o óleo da Argentina, o que não é muito usual. Com isso, a demanda explodiu nas últimas semanas, comprometendo boa parte da produção dos EUA ao longo da temporada 24/25.
Saiba mais em:
Mercados na Ásia: A China está comprando mais no Brasil do que nos EUA
Opinião: O programa americano da soja vai perder ritmo
Mercados na Ásia: Cenário 8 ou 80 para o óleo de soja
Milho: As vendas semanais de milho vieram na média das estimativas. As principais vendas foram para o México (787 mil t) e destinos desconhecidos (146 mil t). O total comprometido de milho 24/25 está em 31,395 Mi t, bem à frente das 22,530 Mi t do ano passado.
Trigo: As vendas de trigo americano vieram na banda de cima das estimativas. Nas últimas semanas, o ritmo de vendas semanais de trigo americano estava enfraquecido diante da competitividade do trigo russo e ucraniano. Porém, a acentuação do conflito geopolítico no Mar Negro, já repercute na migração da demanda de trigo para os Estados Unidos. No acumulado da temporada 24/25 as vendas estão em 14,801 Mi t, a frente das 12,064 Mi t da mesma época do ano passado.
RESUMO