PSF: 13_01_2025
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 18/11/2024 07:16
Destaques:
O destaque da 6ª-feira passada foi a mudança dos incentivos à exportação de UCO. A China cancelou o crédito fiscal sobre a exportação de UCO de 13%. De janeiro a outubro a China exportou 2 milhões de toneladas, metade para os EUA. Do lado dos EUA, do total importado de UCO entre janeiro e agosto, 60% vieram da China. Em agosto já havia processos de investigação sobre empresas americanas que importaram UCO com suspeita de uso de produto adulterado – UCO produzido com óleo de palma e não com óleo de cozinha usado.
A China comprou poucos barcos na semana passada. Total de 26 barcos, sendo 16 nos EUA. Grande parte das compras realizada pela Sino para embarque janeiro. Se esse for o padrão para as próximas semanas, não vai fazer volume – baixista para a CBOT. As vendas semanais vão começar a mostrar essa mudança até que a China deixe mais claro se vai renovar o waiver das tarifas sobre os produtos americanos.
Rápidas: Bolsas americanas de lado – o SP500 perdeu os 5900 pontos. Na Ásia o CSI300 encerrou em queda de 0,45%; Xi Jinping prometeu ao Biden continuidade do diálogo com os EUA – encontro no Peru nesse final de semana; Trump chamou para seu time Marco Rubio, forte crítico de assuntos internos da China; ouro subindo 0,95% e o Bitcoin passou dos $91 mil – novo recorde; O iuan encerrou a semana com queda de 0,5%, 6ª semana seguida de queda; petróleo em queda, abaixo de $67 (testando as mínimas do ano); futuros dos óleos vegetais em Dalian em queda de mais de 2% - a questão do UCO; milho na China subindo; Clima na América do Sul segue muito favorável – previsão do retorno das chuvas para o PR e MS. Clima melhor para as regiões produtoras de trigo de inverno, em especial Rússia. Estão falando de problemas de qualidade no milho da China.