Panorama Semanal dos Fertilizantes
Futuros do óleo de soja estão subindo, testando máximas da semana. Fora os fundamentos de redução da oferta de óleos em vários locais, o mercado aposta que o Trump vai acabar com as importações de matérias primas substitutas ao óleo de soja.
O óleo de soja tem perdido mercado nos EUA. Produtores de biodiesel têm usado os subsídios do Biden para produzir, cenário que pode mudar rapidamente.
Saiba mais em e-Book Farmer Selling: Momento crítico para os derivados da soja na CBOT
CARNE
O Brasil pode se beneficiar com uma retomada da guerra comercial. A China aumentou suas compras de carne suína nos EUA esse ano. A China colocou a carne da Espanha sob investigação antidumping, aumentando as compras nos EUA.
A não renovação do waiver vai trazer mais demanda para o Brasil – o setor está indo muito bem, margens boas e aumento das vendas (vai crescer certamente, mais consumo de milho). O Gráfico mostra as compras acumuladas nos EUA e o preço da carne suína no Oeste de Santa Catarina.
As exportações brasileiras devem bater o recorde do ano passado de 1,2 milhão de toneladas.
BIOENERGIA
Para os óleos é um tiro no escuro. No mês passado Trump fez comentários muito “cabeludos”: Sobre energia eólica “causa câncer nas baleias”; sobre os EV´s “causa problemas para as redes de transmissão nos EUA e um desperdício para os impostos que as pessoas pagam”; sobre investimentos em baterias de íon “é bom para os chineses”; sobre o acordo de Paris “quer retirar os EUA de horrível acordo”.
Independente de opiniões, veja como as coisas podem virar de pernas para o ar. Hoje as ações da Vestas Wind Systems, empresa Dinamarquesa, caiu 10% na mínima do dia. Trump prometeu já no 1º dia do seu mandato acabar com o programa de geração de energia eólicas do Biden.
O petróleo também está caindo. Todos sabem que Trump é apoiador do crescimento da extração de petróleo e refino em território americano – energia barata.