Panorama Semanal dos Fertilizantes...
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 28/10/2024 07:10
Destaques:
Hoje começamos o dia com uma forte queda do petróleo. Israel retaliou os últimos ataques do Irã no final de semana – apenas alvos militares. Depois dos ataques o Irã disse que não pretende retaliar. Além disso, o conselheiro do Supremo líder do Irã disse que o país estaria aberto a uma aproximação com o Ocidente – FT. O resultado é um movimento de risk off sentido através do petróleo e derivados. Óleos vegetais também recuam na Ásia. Os futuros da ureia CFR Brasil ainda não caíram muito, apesar da redução do risco.
Falando de compras de soja, mais negócios reportados na 6ª-feira passada. No PNW a +255sx para novembro e +255sf para dezembro – o spread SX-SF está em 10 centavos (carry). Trades para embarque novembro no Golfo a +285sx e +275sf para dezembro. Os basis no Golfo acumulam alta de mais de 40 centavos por bushel em um mês – soja americana ficando cara. A margem de processamento na China a partir da soja americana para embarque dezembro e janeiro está no breakeven e a margem da soja brasileira para embarque de março a junho está positiva em $20-25 por tonelada.
Rápidas: Bolsas americanas em alta; o CSI300 encerrou o dia com leve alta; dólar ganhando valor sobre moedas na Ásia – o câmbio no Japão está acima dos 153 por USD e na China 7,13; ouro subindo e petróleo caindo mais de 4% a $68,3 – Irã dá a entender que não vai revidar os ataques de Israel do final de semana; Na Ásia destaque para a queda dos futuros dos óleos vegetais; boas chuvas no final de semana na parte central-Norte do MS e Goiás, Sul do Tocantins, parte Sul e Leste do MT. Pancadas de chuvas no Oeste do MT e Oeste do PR. A região que mais preocupa hoje é o Oeste do MT, Noroeste e partes de Rondônia. Produtores de algodão Safra falando em não plantar soja esse ano.