Panorama Semanal dos Fertilizantes
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 17/10/2024 07:29
Destaques:
O dia começa vermelho na Ásia. As ações na China todas em queda, em todos os setores. As black commodities caíram forte. O minério de ferro tem queda de 11% em relação à máxima da semana passada. O carvão caiu forte também, assim como os futuros do aço – o carvão já está abaixo das mínimas feitas antes dos estímulos. Hoje à noite a China vai divulgar o PIB do 3º trimestre. Por que é importante? Primeiramente porque não deve vir bem.
A China comprou vários barcos de soja novamente. Entre ontem à tarde e hoje comprou novembro, fevereiro, março, abril e maio. Alguns barcos no PNW também foram reportados. Na semana passada a China comprou quase 50 barcos, concentrados no Brasil para a safra nova. Essa semana continua comprando mais safra nova brasileira que soja americana para a janela de final de ano. Os basis estão subindo, mas o flat price continua descendo a ladeira. No mês o basis CFR China para embarque maio subiu 30 centavos e os futuros caíram quase 80.
Rápidas: Bolsas americanas novo recorde; ouro perto do recorde, IDX subindo; CSI300 encerrou em queda de 1,13% - mínima de 9 pregões; mercado atento ao PIB do 3º tri a ser divulgado hoje às 23h – mais estímulos são aguardados; investidores estão saindo de ações de luxo (Europa vs EV´s Chineses); petróleo de lado a $70,2 – Israel diz que não vai atacar campos de petróleo e refinarias do Irã. Futuros da Ureia CFR Brasil caindo; a EIA fez projeções pessimistas para o balanço do petróleo; óleos vegetais na China em queda – na verdade, todas as commodities na China caíram; chuvas reportadas no MT, Goiás, Tocantins e Minas; Modelos de clima mostrando consenso quanto ao padrão de chuvas para 15 dias – bons volumes e boa cobertura do Norte do Brasil até a Argentina;