Balanço 2024-25 & Perspectiva para 2025-25
Ontem, surgiu a notícia de que o comitê de comércio exterior aprovou um aumento na tarifa de importação de diversos produtos. O mais relevante para o setor seria o nitrato de amônio.
Contudo, ao conversar com diversos colegas do setor, constatamos que ainda não há nada oficial sobre o tema. O que se entende agora é que a pauta do nitrato se mantém em discussão e que, sim, existe a possibilidade de que a tarifa seja implementada. Entretanto, não houve um ofício legal sobre o ocorrido. Seguimos monitorando a situação e, assim que houver novas atualizações, enviaremos a vocês.
Até o momento, o mercado de nitrogenados apresenta poucas movimentações nesta semana. As ofertas de ureia recebidas estão na casa de US$ 360/t CFR Brasil.
O maior mercado consumidor de nitrato no Brasil é o de cana-de-açúcar, seguido pelo café. O milho e o trigo não são grandes utilizadores de nitrato de amônio.
Alguns pontos importantes:
Esses fundamentos estão no nosso radar. Fiquem atentos às notícias sobre redução de área e aumento de preços! Ainda é muito cedo para tirarmos conclusões definitivas.
Em relação aos produtos químicos mencionados, nenhum tem ligação direta com os produtos que utilizamos na proteção de cultivos.