Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨Atualização: Notícias sobre a tarifação de produtos químicos e fertilizantes

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Fertilizantes
Publicado em: 24/09/2024 11:57

Icone Icone Icone Icone

Ontem, surgiu a notícia de que o comitê de comércio exterior aprovou um aumento na tarifa de importação de diversos produtos. O mais relevante para o setor seria o nitrato de amônio.

Contudo, ao conversar com diversos colegas do setor, constatamos que ainda não há nada oficial sobre o tema. O que se entende agora é que a pauta do nitrato se mantém em discussão e que, sim, existe a possibilidade de que a tarifa seja implementada. Entretanto, não houve um ofício legal sobre o ocorrido. Seguimos monitorando a situação e, assim que houver novas atualizações, enviaremos a vocês.

Até o momento, o mercado de nitrogenados apresenta poucas movimentações nesta semana. As ofertas de ureia recebidas estão na casa de US$ 360/t CFR Brasil.

O maior mercado consumidor de nitrato no Brasil é o de cana-de-açúcar, seguido pelo café. O milho e o trigo não são grandes utilizadores de nitrato de amônio.

Alguns pontos importantes:

  • Caso a informação se concretize, isso irá afetar os preços da ureia e do sulfato? Acredito que, neste momento, não, porém será necessário acompanhar de perto.
  • Podemos ter redução de área de milho por causa disso? Também não acredito, pois, como mencionei, o milho não é um grande consumidor de nitrato de amônio.
  • No ano passado, a produção nacional de nitrato de amônio representou menos de 20% do consumo do produto.

Esses fundamentos estão no nosso radar. Fiquem atentos às notícias sobre redução de área e aumento de preços! Ainda é muito cedo para tirarmos conclusões definitivas.

Em relação aos produtos químicos mencionados, nenhum tem ligação direta com os produtos que utilizamos na proteção de cultivos.


Conteúdo: fertilizantes, farm input
Não há comentários para exibir