Panorama Semanal dos Fertilizantes
Após registrar forte valorização de 1,98% na véspera, o dólar comercial opera em forte queda na sexta-feira, voltando a operar abaixo de R$ 5,50 nesse momento.
A forte depreciação da moeda norte-americana no Brasil segue o movimento externo e reflete os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, na manhã de hoje.
No simpósio anual de Jackson Hole, Powell disse que chegou a hora de iniciar um ciclo de queda de juros nos EUA. Segundo ele disse: “Chegou a hora de ajustar a política (monetária). Minha confiança cresceu de que a inflação está a caminho de 2%. Os riscos de alta para inflação diminuíram e os riscos de piora do mercado de trabalho aumentaram”.
Com a deterioração do mercado de trabalho nos últimos meses, com a taxa de desemprego subindo para o maior nível em três anos, agora o Fed sinaliza que irá trabalhar para evitar que haja nova deterioração do mercado de trabalho norte-americano.
Powell disse: “Não buscamos ou damos boas vindas a mais esfriamento nas condições do mercado de trabalho. Faremos tudo o que pudermos para apoiar um mercado de trabalho forte à medida que avançamos em direção à estabilidade de preços”.
Diante de suas falas, os investidores aumentam suas apostas em um ciclo de queda de juros maior nos EUA, levando a forte desvalorização do dólar ao redor do globo.
Refletindo esse quadro de maior afrouxamento monetário na maior economia do mundo, o Dollar Index (contra cesta de moedas de países desenvolvidos) opera em forte baixa de 0,73% e registra fortes perdas entre 1,3% e 2,15% frente as divisas de países emergentes. E aqui no Brasil não é diferente. Dia bastante positivo para os ativos de risco ao redor do mundo!!!