Os futuros da soja operam em forte alta
O dólar comercial registra forte alta nessa quinta-feira, voltando a operar acima de R$5,55.
O movimento de apreciação da moeda norte-americana no Brasil é influenciado totalmente pelo exterior. Lá fora, o dollar Index registra valorização de 0,52%. Na comparação as demais moedas emergentes registra forte alta entre 0,7% e 1,3%.
O ganho do dólar nessa quinta-feira, reflete a cautela do mercado antes da fala do presidente do Fed, Jerome Powell, amanhã no simpósio anual de Jackson Hole. A expectativa é que Powell sinalize para o início do ciclo de queda de juros nos EUA a partir da reunião de setembro.
Ademais, também contribui para a apreciação do dólar a preocupação dos investidores com a saúde do mercado de trabalho na maior economia do mundo. Ontem, o BLS revisou para baixo em 818 mil o número de vagas criadas entre abril de 2023 e março de 2024.
Essa redução ficou maior que o esperado pelo mercado (600 mil) e traz de volta a preocupação de que a desaceleração forte no mercado de trabalho possa levar a economia dos EUA para um pouso forçado.
Em linha com o sentimento de aversão ao risco que toma conta o mercado de moedas, as bolsas dos EUA operam com perdas ao redor de 0,2% e o Índice Bloomberg Commodities tomba 1%. Portanto, um dia negativo para os ativos de renda variável.