PSF: 15_12_2025
Após o iniciar o dia em queda, o dólar comercial virou de tendência ainda no fim da manhã e opera agora com valorização pela sexta sessão seguida. Diante da apreciação, a cotação da moeda norte-americana opera acima de R$ 5,55.
A alta do dólar no Brasil está descolada do movimento global de depreciação da divisa dos EUA nesta segunda-feira. No exterior, o dollar IDX (contra uma cesta de moedas de países desenvolvidos) recua 0,32% e perde em torno de 0,2% frente boa parte das moedas emergentes.
Remessa de lucro para o exterior das empresas multinacionais no Brasil e preocupação com o cenário eleitoral de 2026 são os fatores que tem mantido o dólar valorizado nesse mês dezembro. E hoje não é diferente.
Dessa forma, a sazonalidade de alta do dólar em nosso país no fim de ano demorou a acontecer, mas acabou ocorrendo de duas semanas para cá, impulsionado pelos dois fatores citados acima.
Para está semana que será mais curta por conta do feriado de Natal, o mercado estará de olho na agenda econômica de amanhã, quando teremos IPCA-15 no Brasil e PIB nos EUA.
