Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

ABERTURA MACRO: o velho continente no “olho do furacão”

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Macro
Publicado em: 11/06/2024 08:37

Icone Icone Icone Icone

Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).

  • STOXX600 (Europa): -0,81% @ 517,94 pontos
  • SP500 FUTURO (EUA): -0,34% @ 5352,75 pontos
  • PETRÓLEO (NY): -0,21% @ 77,59 USD/barril
  • DXY (Dólar vs Cesta): +0,21% @ 105,37 pontos
  • CÂMBIO (GLOBEX – julho/24): +0,10% @ R$ 5,376
  • COMMODITIES: +0,01% @ 102,39 pontos

Ontem, a Europa estava no centro das atenções dos investidores, hoje, não é diferente. As ações do Velho Continente continuam seu movimento de queda acentuada nesta terça-feira.

O movimento de queda para as ações europeias teve como gatilho as eleições do parlamento europeu, com os governos atuais perdendo força e cadeiras para o próximo mandato. A pior situação é da França, com Emanuel Macron, endurecendo o jogo e pedindo a antecipação das eleições locais. A pressão sobre Macron é tamanha, que circulam rumores, negados por sua equipe, de que ele iria deixar o cargo. O estrago do rumor já foi feito, o rendimento dos títulos franceses explodiu, mostrando forte saída de investidores, e contaminando também papéis de outras países, a exemplo da Itália.

A conturbada situação europeia faz com que sua moeda comum tenha forte desvalorização frente ao dólar, o que respinga sobre outras moedas inclusive sobre emergentes.

Por aqui, além da cena externa a cena também traz preocupação. O lado fiscal segue no foco dos investidores. Na tarde de ontem, o jornal Estadão, publicou uma matéria afirmando que Fernando Haddad deve colocar na mesa de Lula uma série de possibilidades de cortes de gastos por parte do governo. Após a divulgação da notícia o câmbio caiu mais de 3 centavos, o que mostra como o mercado está sensível aos movimentos fiscais do governo.


Não há comentários para exibir