PSF: 09_12_2024
Macro: A quarta-feira traz a divulgação do PIB da maior economia do mundo. A expectativa é que os EUA tenham crescido 3,3% na última leitura do terceiro trimestre de 2023, em linha com a leitura anterior. Na espera desse número o dia é de cautela, com queda acentuada para a grande maioria das bolsas globais. Aqui no Brasil, o Índice Bovespa, recua 1,02% nesta tarde, operando na casa dos 130.339 pontos.
CBOT
Soja: Os futuros da soja iniciaram a tarde subindo bem na Bolsa de Chicago, sustentados principalmente pela valorização do farelo de soja, que chegou a subir mais de 2%. Porém, parte dos ganhos foram devolvidos na reta final da sessão, já que um dólar mais forte, retirou ainda mais a competitividade dos grãos americanos. Há ainda, outros pontos altistas e baixistas que vem trazendo movimento para os preços da oleaginosa, incluindo os rumores de cancelamento de embarques de soja americana para a China e competitividade da soja brasileira na exportação.
Saiba mais em:
MERCADOS NA ÁSIA: O valor justo da soja
Milho: Após atingir seus menores patamares em três anos nos últimos dias, os futuros do milho americano testam uma recuperação. O mercado também aguarda com otimismo, os dados das vendas semanais de grãos americanos pelo USDA amanhã de manhã. A forte queda nos preços do milho nos EUA, dão a esperança de que a demanda tenha melhorado nos últimos dias. Porém, a forte competitividade do milho ucraniano e a estimativa de uma abundante safra de milho argentino, ainda seguem colocando um limite sobre os preços.
Saiba mais em:
Trigo: Os ganhos obtidos para o trigo em Chicago na sessão de ontem, não conseguiram se sustentar nesta 4ª-feira. Ontem, as preocupações momentâneas, perante as falas do presidente ucraniano, Vlodymyr Zelensky, de uma possível ameaça a continuidade do corredor alternativo, acabou sustentando as cotações. Porém, hoje, a ampla oferta de trigo no mercado internacional, especialmente na Rússia, associada a condições favoráveis do clima para o bom desenvolvimento das lavouras do Hemisfério Norte, acabaram pressionando novamente as cotações.
B3
Milho: Os futuros do milho negociados na B3, registram um novo dia de queda, com o contrato maio/24, perdendo mais de R$ 1,00 por saca. Nos últimos dias, o milho brasileiro foi fortemente pressionado na B3, com o mercado focando na fraca competitividade do milho brasileiro no mercado de exportação, associado ao baixo farmer selling do milho safrinha 2024. No momento, os preços de exportação estão descolados dos níveis do mercado interno, mas com a derrocada registrada na B3, os compradores do físico já estão aumentando a sua pressão por queda.
Saiba mais em:
Clima: Com o avanço da frente fria do Sul do país, as áreas de instabilidade na região Sudeste e MATOPIBA, acabam se convertendo novamente em chuvas generalizadas para estas regiões nos próximos 10 dias, englobando também o restante dos estados do Norte e Nordeste. Para a Argentina, Centro-Oeste e Sul do Brasil, a previsão é de chuvas mais irregulares a partir do próximo final de semana e semana que vem.