PSF: 09_12_2024
Macro: As bolsas globais têm um dia de alta. O mercado repercute a possibilidade de novos estímulos por parte da China já nos primeiros dias de março, quando teremos a reunião da cúpula do partido comunista do país. A expectativa é que o país asiático aumente seus gastos fiscais, com distribuição direta a população para o consumo. Com esse sentimento positivo, o dólar tem queda no mercado internacional e também, aqui no Brasil. Neste momento, temos o índice Bovespa subindo forte, operando na casa dos 131.532 pontos.
CBOT
Soja: Os futuros da soja e farelo de soja operam em queda nesta 3ª-feira. Pela manhã, a soja chegou a registrar 2% de alta, com o mercado corrigindo as quedas recentes da oleaginosa. Porém, nesta tarde, rumores de cancelamento de compras de soja americana por parte da China, acabaram pressionando o ativo novamente. A Sinograin estaria buscando a troca de soja americana para embarque abril para a Argentina. Na semana passada vimos rumores parecidos.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 2: Rumores de cancelamentos de soja
Agrochina: Os fundamentos da recuperação dos basis da soja
Trigo e Milho: Os futuros do trigo operam em forte alta nesta tarde, levando o milho na carona. A alta do trigo está relacionada as preocupações com a continuidade do Corredor de Grãos Alternativo, criado pela Ucrânia em setembro do ano passado. Nesta manhã, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que sem a nova ajuda dos EUA (US$ 60 bilhões), a Ucrânia não possui capacidade de defender-se de possíveis ataques dos russos contra as embarcações que naveguem pelo novo corredor humanitário. Aqui no Brasil, os preços continuam estáveis, já que novas altas favorecem a entrada do trigo argentino no Brasil, que está muito competitivo.
Saiba mais em:
🚨Alerta 1: Zelensky coloca em dúvidas a continuidade do Corredor de Grãos
TRIGO | Mercado Brasileiro: O limite é a paridade de importação
B3
Milho: Após a forte queda dos futuros do milho na B3 nas duas últimas sessões, hoje, o dia é de estabilidade. A forte derrocada do milho na Bolsa Brasileira, esteve associada a forte concorrência do milho ucraniano na exportação, ofertando o grão a níveis que o Brasil não pode competir. Os preços do milho no mercado interno e B3 estavam muito descolados da paridade de exportação, mas agora, com as quedas recentes, estes valores já estão bem próximos.
Saiba mais em:
Etanol Crush a partir do Milho
Clima: Os dois modelos climáticos, americano e europeu estão convergindo de que os próximos 15 dias, serão de continuidade de chuvas para boa parte do Brasil, com destaque para a região Central e MATOPIBA. Para os próximos 5 dias, uma nova frente fria está passando pelo Sul do Brasil, levando chuvas também para parte da Argentina e Paraguai. Já na região Central e Centro-Oeste, teremos um clima predominantemente mais seco até quarta-feira, favorecendo a continuidade da colheita da soja e plantio do milho safrinha. Estados como Maranhão e Bahia, também terão menor ocorrência de chuvas.
Saiba mais em: