Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

🚨 ALERTA 2: Fretes internos continuam caindo

Por: Equipe Agrinvest
Alerta, Soja
Publicado em: 21/02/2024 14:00

Icone Icone Icone Icone

Os fretes rodoviários continuam caindo em todo Brasil. O movimento não era esperado, uma vez que o MT já colheu mais de 60% e o Paraná está chegando a 50%, ritmo muito mais forte que nas temporadas anteriores. Possíveis motivos da queda:

- Colheita mais rápida, gerando menos espera de caminhões nas fazendas e nos armazéns;

- O programa de exportação está perdendo ritmo. O total de nomeação no ano passado no dia 21 de fevereiro era de 12,4 milhões de toneladas e nesse ano está em 11,4 milhões. O total do programa esse ano está maior, mas isso se deve ao volume embarcado maior até aqui. O farmer selling está muito lento e a margem de originação está muito negativa. A figura mostra que o total do programa está em 19,1 Mi de t contra 17,8 Mi t no ano passado. Veja que no final de março de 2023 o total comprometido estava em 35,7 Mi de t, volume que provavelmente não vai ser batido esse ano.

- O frete mais barato também pode estar relacionado ao tamanho da safra, o que é uma confirmação da quebra. Mesmo com avanço rápido da colheita no MS e no PR, o total das nomeações em Paranaguá está caindo. O total nomeado em Paranaguá caiu de 1,4 milhão de toneladas em 25 de janeiro para 1,03 milhão no dia 20 desse mês.

Acesse o frete em https://go.agrinvest.agr.br/intelgrafico


Não há comentários para exibir