A semana foi marcada por frustrações para os programas americanos de exportação
Por: Eduardo Vanin
Artigo, Soja
Publicado em: 07/12/2021 14:24
O programa de biodiesel nos EUA funciona um pouco diferente em relação ao Brasil. Nos EUA não há leilões de compra como no Brasil, momento em que as usinas ofertantes vendem seus volumes às refinarias. Assim, tanto as usinas de biodiesel, como também as refinarias no Brasil, só tomam conhecimento dos preços de compra e venda do biodiesel após o leilão, gerando assim grande exposição às mesmas – a partir de 2022 a compra e venda de biodiesel no Brasil também será realizada via mercado.
Já nos EUA, há a figura dos RIN´s (Renewable Identification Number), uma espécie de certificado de produção de biodiesel gerados pelas usinas produtoras. Esse instrumento garante para as usinas, e também para as refinarias, um instrumento de proteção contra a oscilação do preço do biocombustível ao longo do ano, tornando assim desnecessário a figura dos leilões.
A EPA deverá anunciar essa semana sua recomendação para a mistura no diesel para os anos de 2020, 2021 e 2022. Como resultado, o valor dos RIN´s está caindo forte nessa 3ª-feira, trazendo pressão para os futuros do óleo de soja.
Conteúdo exclusivo