Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Opinião: O fim do milho americano para exportação?

Por: Pedro Peruchi
Artigo, Milho
Publicado em: 19/02/2026 14:43

E15 nacional nos EUA, a nova disputa entre milho e gasolina

A Associação dos Produtores de Milho de Iowa, IGCA, intensificou a pressão sobre o presidente Donald Trump e o Congresso para aprovar a liberação nacional e permanente do E15, mistura que eleva para 15% o teor de etanol na gasolina padrão americana. Atualmente, a autorização ocorre apenas de forma sazonal, concentrada no verão.

O Conselho de Energia Doméstica Rural havia indicado que apresentaria um posicionamento até 15/Fev, mas nenhuma medida foi anunciada até o momento. Em nota, a entidade afirmou que produtores e consumidores aguardam a aprovação da mudança e criticou a resistência de parte do setor de refino.

A eventual aprovação ampliaria o consumo doméstico de etanol ao elevar sua participação na gasolina padrão, aumentando a necessidade de crush de milho nos EUA. Trata-se de uma mudança com potencial direto sobre a dinâmica interna de grãos, com perspectiva de aumento na demanda doméstica e sobre o equilíbrio entre energia fóssil e biocombustíveis.

Nos últimos dez anos, o market share do etanol na matriz de combustíveis se manteve, em média, entre 9% e 10%, com variações regionais. A transição para uma mistura de 15% poderia gerar um incremento de até 25 bilhões de litros por ano na demanda, elevando a utilização das usinas e reforçando a procura industrial pelo milho, especialmente nas regiões produtoras do Meio-Oeste.

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se