Áudio com informações da abertura do dia no agronegócio
Por: Equipe Agrinvest
Alerta, Prêmios
Publicado em: 18/02/2026 13:21
Os prêmios da soja continuam cedendo dado o avanço da colheita da soja no Brasil. Até 14/Fev, a colheita havia ultrapassado 24,7% a nível nacional, semelhante ao ritmo do ano passado. O MT lidera os avanços, com 60% das áreas concluídas, 13 p.p. acima do ritmo do ano passado.
As regiões de maior destaque na colheita são o Norte e Médio-Norte, com boa parte dos municípios entre 60-90% colhidas. O tempo mais seco nos últimos dias acelerou os trabalhos, melhorou a logística, assim como a qualidade da soja, que parece estar melhorando à medida que o teor de umidade está diminuindo.
A preocupação ainda persiste sobre a colheita do milho safrinha 2026, que teve suas atividades paralisadas com as chuvas do início de fevereiro. Porém, nesta semana, com o tempo mais firme, as operações estão acelerando.
Em Goiás, a colheita ainda segue muito atrasada. O lado bom é que a previsão mostra tempo seco para os próximos cinco dias na faixa central do Brasil, mas após esse período, o tempo volta a ficar bem chuvoso.
No Sul, a colheita segue atrasada, com PR e MS ainda bem abaixo do normal e oferta cerca de 3 Mi t menor que em 2025, o que sustenta prêmios mais firmes localmente. Mesmo assim, o peso do MT domina o fluxo e mantém viés negativo para os prêmios no curto prazo.
PRÊMIOS