Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Opinião: Comentários do Trump. Possíveis impactos para os balanços

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Soja
Publicado em: 05/02/2026 11:01

Os comentários do Trump turbinaram as especulações quanto ao balanço de soja americano – pode ficar bem apertado. Número de contratos negociados na soja na CME bateu recorde e os fundos adicionaram +39 mil contratos net – número de contratos negociados 930 mil, 180 mil a mais que o recorde anterior. O número de contratos em aberto aumentou 16 mil, indicador de dinheiro novo no mercado.

Especulação: Trump não disse que “a China vai comprar mais soja”, falou “a China considera compras adicionais de produtos agrícolas, incluindo a compra de 20 Mi t de soja para essa temporada”. Aqui abre uma série de especulações quanto a possibilidade de mais compras e principalmente o calendário.

O cenário mais altista para os futuros seria 8 Mi t a mais até final de agosto – e por tabela, seria o cenário mais baixista para o Brasil.

A cobertura de soja da China considera 37-40 Mi t de compras totais até final de agosto. A diferença esse ano é que parte desse volume pode vir dos EUA, fugindo totalmente da sazonalidade histórica. No meu cenário, eu considero quase 100% dessas compras no Brasil, o que teria que mudar em caso de Ok do Xi para as compras adicionais de 8 Mi t nos EUA para essa temporada. O impacto para o Brasil seria péssimo.

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se