Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Abertura Macro: o petróleo cai forte depois de 6 altas consecutivas

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Macro
Publicado em: 15/01/2026 08:32

Icone Icone Icone Icone

Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).

  • STOXX600 (Europa): +0,37% @ 613,81 pontos
  • SP500 FUTURO (EUA): +0,36% @ 6.991,25 pontos
  • PETRÓLEO (NY): -3,74% @ 59,70 USD/barril
  • DXY (Dólar vs Cesta): +0,09% @ 99,14 pontos
  • CÂMBIO (GLOBEX – fevereiro/26): -0,15% @ R$ 5,405
  • COMMODITIES: -0,87% @ 114,08 pontos

Os mercados globais iniciam o dia com viés mais construtivo para tecnologia, após a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. reacender a confiança na durabilidade da demanda por inteligência artificial. A companhia anunciou que pretende elevar o capex em pelo menos 25%, para até US$ 56 bilhões em 2026, além de projetar crescimento de receita acima do esperado.

Com isso, os futuros do Nasdaq 100 inverteram o sinal e sobem cerca de 0,7%, enquanto o S&P 500 avança 0,3%. Na Europa, o otimismo com tecnologia levou o Stoxx 600 a uma nova máxima histórica. O movimento foi puxado sobretudo por fabricantes de equipamentos para semicondutores: ASML Holding NV salta mais de 5% em Amsterdã, enquanto Applied Materials Inc. e Lam Research Corp. sobem mais de 6% no pré-mercado. Entre as big techs, Nvidia Corp. e Alphabet Inc. também avançam, porém de forma mais moderada.

Do lado das commodities, o rali perde força. Metais preciosos recuam após máximas históricas, com a prata caindo mais de 2%, enquanto ouro e platina também operam em baixa. A fraqueza se espalha para os metais básicos, levando o cobre a se afastar dos picos recentes. O petróleo cai pela primeira vez em seis sessões, após o presidente Donald Trump sinalizar que pode adiar uma intervenção mais direta no Irã, reduzindo o prêmio geopolítico no curto prazo.

Na agenda hoje, Goldman Sachs e Morgan Stanley divulgam resultados antes da abertura em Nova York, além da BlackRock, após frustrações recentes com Bank of America, Citigroup e Wells Fargo. Esses balanços ajudaram a pressionar Wall Street na véspera, enquanto no Brasil o Ibovespa encontrou suporte no desempenho da Petrobras e Bancos após repercussão do resultado de uma pesquisa eleitoral, pelo visto o trade eleitoral já começou.


Não há comentários para exibir