Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Rápidas da Tarde: O que está mexendo com os preços na tarde dessa 2ª-feira

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Grãos
Publicado em: 15/12/2025 16:11

Icone Icone Icone Icone

Macro: O dólar opera praticamente estável nesta segunda-feira, enquanto os mercados globais entram na última semana cheia de negociações de 2025 em tom mais construtivo. Nos EUA, o alívio nas ações de tecnologia impulsiona S&P 500 e Nasdaq, ambos em alta próxima de 0,5%, com juros longos em leve queda. Investidores aguardam dados atrasados de payroll e inflação, que podem ajustar as expectativas sobre o ciclo de juros do Fed. A semana também concentra decisões de política monetária de grandes bancos centrais. No Brasil, o foco recai sobre a ata do Copom, indicadores de atividade e a pauta fiscal no Congresso, que segue como fator de risco.

Saiba mais em:

Análise Gráfica: Entendendo o mercado agrícola e financeiro

  • CÂMBIO +0.24% @ 5.43

CBOT

Soja: A semana começa com queda para os futuros da soja na CBOT. Boa parte das 12 Mi t do acordo entre China e EUA já foram adquiridas e com esse programa próximo do fim, o mercado passa a direcionar atenção para a safra brasileira. A melhora na frequência e distribuição das chuvas no Centro-Norte reduz o prêmio climático e reforça a expectativa de uma grande produção em 2025/26. Ao mesmo tempo, o farmer selling no Brasil segue atrasado, em meio ao ritmo mais lento das aquisições chinesas. Com compras americanas de viés político, margens ruins de esmagamento e leilões da Sino, o mercado precifica um cenário mais fraco de demanda chinesa, pressionando a CBOT.

Saiba mais em:

🚨 Alerta 1: Soja nos níveis antes do encontro Xi-Trump

e-Book Farmer selling: A posição comprada dos fundos na soja não faz menor sentido


  • SOJA -4.75 @ 1072.00 ¢/bu
  • ÓLEO -0.61 @ 49.46 ¢/lb
  • MILHO -1.00 @ 439.75 ¢/bu
  • FARELO +1.10 @ 303.60 USD/st
  • TRIGO -8.62 @ 520.62 ¢/bu

B3

Milho: Mais um dia de desvalorização para o milho na B3. Desde as máximas de 2/dez, quando chegou próximo dos BRL 75,98 por saca, o cereal acumula mais de 6% de queda, em um movimento de ajuste entre bolsa e mercado físico. Mesmo com o dólar mais forte ao longo do mês, o apetite comprador diminuiu e o farmer selling perdeu ritmo, com vendas bem abaixo das semanas anteriores. No físico, o produtor priorizou a comercialização da soja, deixando o milho em segundo plano. Com oferta mais contida, os preços seguem sustentados no médio prazo, especialmente diante das incertezas sobre área e produtividade da safrinha 2026.

Saiba mais em:

Tour da Semana 14/Dez

  • MILHO B3 JAN/25 -0.49 @ 71.51 R$/sc

Clima: A segunda quinzena de dezembro começa com um cenário climático mais favorável, com chuvas presentes em grande parte do Brasil, ainda que de forma irregular. As precipitações já trazem alívio importante às regiões produtoras e indicam evolução clara em relação a outubro e novembro. Apesar disso, culturas como soja, milho, café, cana e hortaliças ainda sentem os impactos do atraso e da má distribuição das chuvas. Mesmo assim, o quadro atual é bem melhor do que no início da primavera. Os modelos apontam nova frente fria avançando do norte da Argentina, levando chuvas ao Sul e reforçando a umidade em áreas do Centro-Sul.

Saiba mais em:

Clima: Destaques Climáticos


Não há comentários para exibir