Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Abertura Macro: NVIDIA dará o tom do final do ano  

Por: Equipe Agrinvest
Artigo, Macro
Publicado em: 19/11/2025 08:53

Icone Icone Icone Icone

Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).

  • STOXX600 (Europa): +0,09% @ 562,38 pontos
  • SP500 FUTURO (EUA): +0,39% @ 6.665,50 pontos
  • PETRÓLEO (NY): -0,91% @ 60,19 USD/barril
  • DXY (Dólar vs Cesta): +0,15% @ 99,70 pontos
  • CÂMBIO (GLOBEX – dezembro/25): +0,00% @ R$ 5,339
  • COMMODITIES: +0,39% @ 109,53 pontos

Os mercados globais tentam recuperar o fôlego após uma sequência de quedas, em um pregão marcado por cautela antes do balanço da Nvidia,considerado um divisor de águas para o setor de tecnologia. Os futuros do S&P 500 avançam cerca de 0,4%, sinalizando interrupção na pior sequência negativa desde agosto, enquanto Europa oscila e Ásia teve perdas moderadas. Nos EUA, Treasuries recuam após forte demanda recente por proteção e o dólar segue firme.

O mercado segue pressionado pela realização de lucros nas grandes empresas de tecnologia, responsáveis por boa parte da alta de 2025. Com as ações da Nvidia acumulando queda desde o pico no fim de outubro, o resultado esperado para hoje à noite será determinante para avaliar se as elevadas avaliações e o ritmo agressivo de investimentos em inteligência artificial continuam sustentáveis. Mesmo ainda em forte valorização no acumulado do ano, a empresa deve apresentar mais de 50% de crescimento em lucro e receita no trimestre, segundo projeções.

Há crescente preocupação de que o setor enfrente um movimento de correção mais profundo, possivelmente entre 10% e 15%, caso o guidance da Nvidia sinalize dificuldades, especialmente no financiamento e execução de grandes projetos de IA. O setor depende fortemente de investimentos massivos de empresas como Microsoft, Amazon, Alphabet e Meta, que juntas respondem por mais de 40% das vendas da Nvidia e planejam elevar os aportes em IA em mais de um terço no próximo ano.

Ou seja, a NVIDIA pode dar o tom do final do ano, se teremos o famoso “rally de natal”, ou um forte movimento de realização.

No cenário macro, os investidores também aguardam a ata do último encontro do Fed, quando Jerome Powell reforçou que um novo corte de juros não estava garantido, reacendendo debates sobre o ritmo da política monetária. Além disso, o payroll, atrasado por dois meses devido ao shutdown, será divulgado amanhã, mas o mercado brasileiro estará fechado pelo feriado da Consciência Negra, assim como a reação ao balanço da Nvidia só aparecerá no pregão de quinta-feira.

Em resumo, o dia pede prudência: liquidez moderada, agendas relevantes e um balanço que pode reforçar a confiança no ciclo da IA ou desencadear mais volatilidade nos mercados globais.

SUPORTES: 5290/5285
RESISTÊNCIAS: 5340/5380

 

Antonio Martini Neto – CNPI-T EM2157


Não há comentários para exibir