Dolár Comercial : --
Boi Gordo (B3) : --
IBOVESPA : --
Milho (CBOT) : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Petróleo : --

Opinião: Wasde dia 14 de novembro. Cenários para a soja – Parte II

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Soja
Publicado em: 11/11/2025 10:39

O USDA vai voltar a divulgar o relatório de O&D no dia 14 desse mês. Depois do trade agreement e dos detalhes divulgados pela Casa Branca, o ponto mais importante agora é o tamanho da produção americana. Produtores, cerealistas e indústrias vêm falando em produtividades menores que o esperado e redução do recebimento de soja.

A área é menor, mas o recebimento parece bem menor. Os basis muito firmes confirmam que a oferta está curta – o lento farmer selling também interfere. Algumas questões importantes:

  • O USDA vai assumir exportações de soja para China em 12 Mi t, conforme o site da Casa Branca?
  • Quanto o USDA assumirá de exportações para outros destinos?

Com esse número resta saber o tamanho da produção. O tamanho do ajuste desse relatório será tão importante quanto a própria produtividade. Se o corte for maior que 1 b/a eu diria que o mercado vai assumir novo ajuste para baixo em janeiro.

O mercado físico americano continua muito firme. O farmer selling continua lento, o que se junta à expectativa de compras da China – mesmo não fazendo sentido. Até agora a China comprou 8-10 barcos nos EUA. Os próximos dias serão muito importantes para a definição do balanço americano.

Deseja ler esta notícia completa?

Clique nos botões abaixo para conectar-se