PSF: 27_10_2025
Macro: O dólar opera em queda, acompanhando o movimento global, em meio a sinais de fraqueza no mercado de trabalho dos EUA. O índice de sentimento do consumidor (MCSI) caiu para 50,3 em novembro, ante 53,6 em outubro e abaixo da previsão de 54,2. As expectativas de inflação em 12 meses subiram para 4,7%, enquanto no horizonte de cinco anos recuaram de 3,9% para 3,6%. No Brasil, o IGP-DI caiu 0,03% em outubro, após alta de 0,36% no mês anterior, queda menor que o esperado (-0,22%), influenciada pela deflação de produtos agropecuários e de energia. Com o resultado, o índice acumula recuo de 1,31% no ano e alta de 0,73% em 12 meses.
CBOT
Soja: Após a forte queda da véspera, os futuros da soja voltam a subir nesta sexta-feira na CBOT, impulsionados pelo anúncio de que a China restaurará, a partir de 10 de novembro, a elegibilidade para exportação de três empresas americanas, incluindo a CHS, maior cooperativa dos EUA e principal originadora do corredor PNW. A semana foi marcada por rumores, como a possível redução de tarifas sobre a soja americana, ainda sem confirmação. Apesar disso, o Brasil segue mais competitivo nos principais destinos, tanto na safra velha quanto na nova.
Saiba mais em:
Alerta 1: Soja sobe na CBOT com rumores de redução nas tarifas da soja EUA
Mercados na Ásia: Semana dos rumores
Trigo e Milho: Em Chicago, o trigo devolve os ganhos da semana. Mesmo com a compra de dois navios pela China, os preços seguem pressionados pelo aumento da cota das exportações da Rússia e pela concorrência de outros players exportadores, como Argentina e Austrália, que estão prestes a iniciar suas colheitas. Já o milho opera estável, se equilibrando entre a alta da soja e a queda do trigo.
B3
Milho: Na B3, os futuros do milho recuam, pressionados pela fraqueza do dólar. O ritmo de vendas por parte dos produtores segue lento, já que nem os preços futuros e o câmbio favorecem as negociações, mantendo compradores e vendedores distantes. O mercado também acompanha de perto as condições das lavouras e o avanço do plantio da 1ª safra.
Clima: Os modelos climáticos apontam que uma nova frente fria avança nesta sexta (07) sobre o RS e SC, provocando temporais, e no sábado (08) atinge SP e o sul do MS, com risco de chuvas fortes, ventos e descargas elétricas. No mesmo período, o Centro-Oeste terá precipitações mais localizadas e o sistema avança no domingo (09) em direção ao Matopiba. As chuvas devem se manter frequentes nas próximas semanas, com tendência de regularização gradual no Sul e volumes ainda irregulares no Centro-Oeste e Sudeste.
Saiba mais em:
