PSF: 03_11_2025
Macro: O dólar opera em alta nesta quinta-feira. O Ibovespa também sobe seguindo o movimento externo e renova recordes, operando acima dos 149 mil pontos. A reação do mercado ainda é marcada pelo corte na taxa de juros dos EUA em 25 pontos base, como era o esperado. Poucas novidades na reunião do BC Americano de ontem (29), que disse apenas que vai continuar de olho aos dados econômicos para atualização e condução da política monetária. O mercado também segue de olho no encontro entre Trump e Xi, que ocorreu nesta madrugada, com decisões pouco concretas entre os dois países.
CBOT
Soja: Dia volátil para a soja na CBOT. A reunião entre Trump e Xi trouxe poucas novidades e frustrou o mercado. A falta de detalhes sobre compras de soja derrubou os futuros em Chicago após a forte alta dos últimos dias. Trump mencionou apenas que a China comprará volumes “enormes”, sem cifras definidas. Mais tarde, Scott Bessent afirmou que a China deve adquirir 12 Mi t até o final de 2025 e cerca de 25 Mi t por ano entre 2025-27, mas o mercado ainda sinaliza certo tom de cautela, especialmente porque a China ainda não confirmou estas declarações.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 1: Bessent diz que a China vai comprar soja nos EUA
🚨 ALERTA 2: Forte queda dos prêmios da soja safra nova
Mercados na Ásia: Balde de água fria
Milho e Trigo: Futuros de milho e trigo recuam em Chicago diante da falta de clareza e de um acordo efetivo entre China e EUA. Alguns pontos do diálogo foram positivos, como a prorrogação das tarifas sobre navios. O que ainda não está claro é se a China voltará, de fato, a comprar grãos americanos, embora Bessent tenha citado volumes expressivos para a soja. A ausência de dados de vendas e exportações americanas, devido ao shutdown, também mantém o cenário incerto, sem visibilidade sobre o ritmo do programa de exportação dos EUA.
B3
Milho: Futuros do milho recuam na B3 acompanhando a queda em Chicago. O mercado passa por um período de incerteza em relação às tratativas de China e EUA e como isso vai refletir sobre a soja e milho no Brasil. No mercado interno, o cenário continua positivo para o milho diante da boa demanda interna, com as usinas de etanol com expectativa de absorver 15% do suprimento total de milho em 2025/26.
Saiba mais em:
Opinião: A crescente demanda de milho pelas usinas de etanol
Clima: O destaque desta quarta-feira fica para o retorno das chuvas no fim de outubro e início de novembro. Os modelos indicam precipitações recorrentes entre os dias 30 e 31, com pancadas quase diárias no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As frentes frias devem avançar com boa frequência, mantendo o solo úmido e permitindo o avanço do plantio. O cenário aponta regularização gradual das chuvas, sem sinal de invernada, mas com boa distribuição e melhora consistente das condições de umidade.
Saiba mais em:
