Divórcio litigioso entre China-US
Ontem o número de processamento de soja nos EUA veio acima do esperado – 5.7 Mi t em setembro, recorde para o mês. O processamento em 12 meses está em 66,7 Mi t, um tiquinho acima da projeção do USDA para a temporada 2024-25.
Para a temporada 2025-26 o USDA elevou a projeção para 69,5 Mi t – 3 Mi t a mais. Novas fábricas entrando e expansões.
O que o mercado está assumindo: O USDA terá que revisar para baixo a produção (reportes de colheita abaixo das expectativas) e mais ajustes para cima no esmagamento. Com isso, TALVEZ a ausência da China não faça falta.
Óleo: O lado positivo é o balanço do óleo. Mesmo com o aumento do crush, os estoques nõ cresceram muito – sinal que o consumo interno continua parrudo.
Minha opinião: Impossível. Os EUA precisam pelo menos 10 Mi t da China na exportação. Os compradores não-China estão todos comprando nos EUA, janela NDJ. Essa mudança não irá se manter a partir de fevereiro, quando a safra aqui começar a entrar. O Brasil precisa da demanda da China e não-China durante os primeiros 8-9 meses do ano. Dificilmente os EUA serão competitivos a ponto de tirar demanda do Brasil.