Divórcio litigioso entre China-US
Futuros da soja passaram a subir nesta tarde após a divulgação dos dados de crush nos EUA. O processamento veio acima do esperado para o mês de setembro, totalizando 5,7 Mi t. Isso reforça o aumento da demanda interna de soja nos EUA.
O maior consumo doméstico, combinado à redução das vendas externas, deve levar o USDA a revisar para baixo o programa de exportações de soja 2025/26. Por outro lado, prováveis revisões para cima no crush, ou seja, maior oferta de farelo, pode ser negativo para o flat price ao longo do tempo.
Considerando a safra 2024/25 no período de outubro a setembro, o processamento de soja aumentou em 15 Mi t em relação ao ciclo anterior e 22 milhões a mais que na temporada 2022/23.
Para a nova temporada, estruturalmente seguiremos com grande oferta de farelo. O Brasil deve aumentar a oferta em pelo menos 2 Mi t, impulsionado por novos projetos de expansão e pela demanda do setor de biodiesel. Os EUA também devem apresentar crescimento na oferta, até agora projeção de 2 Mi t, número que pode crescer, considerando que a queda nas exportações deixará mais soja disponível no mercado interno.
Saiba mais em: https://go.agrinvest.agr.br/intelgrafico