Divórcio litigioso entre China-US
China e os EUA começarão a cobrar fees sobre os navios que atracarem em seus portos – chumbo trocado. A China anunciou na 6ª-feira que passará a cobrar um pedágio de 400 CNY/t sobre navios de bandeira americana, navios fabricados nos EUA, ou navios afretados por entidades americanas ou beneficiários.
O farelo em Dalian até subiu – risco de redução da oferta de soja. A ABC seria prejudicada – passariam a não ofertar no destino, inclusive soja do Brasil.
Hoje a China tornou oficial. Vai fazer algumas concessões, reduzindo o risco. Negativo para a CBOT.
O QUE MUDOU
A China não vai cobrar pedágio sobre navios Made-In-China, independente de quem é o afretador do navio. Hoje já apareceram mais ofertas no destino (ofertas do Brasil). O farelo em Dalian voltou a cair, fazendo novas mínimas.
Porque é ruim para a CBOT: Sem impedimentos, as tradings continuarão ofertando soja da América do Sul, alongando a cobertura da China.
A China cobriu 90% do embarque novembro, menos de 5% do dezembro e zero do janeiro. Não falta muito para encerrar as compras para essa janela, deixando muito pouco para os EUA – em caso de acordo entre Xi-Trump na APEC.
O USDA vai precisar ser agressivo nos seus cortes de demanda no balanço americano.