Áudio com informações do abertura do dia no agronegócio
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
Nos Estados Unidos, com o shutdown ainda sem solução, os investidores em Nova York acompanham nesta manhã as falas de quatro dirigentes do Federal Reserve, em meio a expectativas sobre o rumo da política monetária. Na Europa, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, também discursa hoje, reforçando a agenda de autoridades monetárias globais.
No Brasil, o dia começa com uma entrevista do ministro Fernando Haddad no programa Bom Dia, Ministro e a divulgação do IGP-DI de setembro, que deve mostrar aceleração após meses de variação contida. No Congresso, o governo enfrenta um desafio importante: aprovar a Medida Provisória do IOF, que garante cerca de R$ 20 bilhões em arrecadação e já está prevista no Orçamento deste ano. A MP perde validade amanhã, o que aumenta a pressão sobre a base aliada.
No noticiário político, continua repercutindo o encontro entre Lula e Donald Trump, que reacendeu as expectativas de um acordo comercial e da revisão de tarifas entre Brasil e Estados Unidos. No entanto, há um obstáculo relevante: o encarregado das negociações pelo lado americano será o senador Marco Rubio, conhecido por suas críticas recentes à política externa e ambiental brasileira, o que pode tornar o avanço das tratativas mais lento e delicado.