Áudio com informações do abertura do dia no agronegócio
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que o Banco Central dos EUA está “operando às cegas” diante da suspensão de dados econômicos cruciais, como o payroll, em meio ao shutdown do governo federal.
A expectativa recai sobre o Senado norte-americano, que pode retomar as negociações orçamentárias do governo Trump. O adiamento do payroll, amplia as incertezas sobre a política monetária do Fed, em um cenário em que as apostas de corte de juros neste mês já se aproximam de 100%, após o relatório da ADP mostrar corte de 30 mil vagas no setor privado em setembro.
No Brasil, o avanço da isenção do IR foi comemorado como vitória política de Lula, mas levanta preocupações com estímulos ao consumo e riscos inflacionários. O Planalto, animado, estuda novas medidas de apelo popular para 2026, como a tarifa zero de ônibus, aumentando as dúvidas sobre a trajetória fiscal.
No mercado de commodities, o petróleo avança hoje, mas caminha para encerrar a semana com queda próxima de 8%, a maior desde junho. O movimento reflete expectativas de que a OPEP+ possa elevar a produção em novembro, possivelmente entre 274 mil e 411 mil barris por dia, segundo fontes da Reuters, enquanto a Arábia Saudita busca recuperar participação de mercado.