Áudio com informações do abertura do dia no agronegócio
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
A agenda econômica nos Estados Unidos segue comprometida pelo shutdown, que suspendeu a divulgação de indicadores oficiais. Hoje não serão publicados os pedidos de auxílio-desemprego nem as encomendas à indústria. Amanhã, o adiamento do payroll deve frustrar a expectativa do mercado, já que os dados são considerados decisivos para projetar os próximos passos do Fed. Nesta quarta-feira, a pesquisa ADP surpreendeu ao apontar corte de 30 mil vagas no setor privado, movimento que elevou a 99% as apostas de corte de juros ainda neste mês, segundo o CME Group.
No Brasil, a sessão da Câmara avançou até a noite de ontem e aprovou o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda.
Na Europa, o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, e o conselheiro Patrick Montagner, entre outros dirigentes, discursam ao longo do dia. No noticiário corporativo, destaque para a negociação entre a francesa Renault e a chinesa Chery sobre uma possível parceria para produção e venda de veículos na América do Sul.
No mercado de commodities, o petróleo acumula a quarta queda consecutiva, pressionado por preocupações com excesso de oferta. Além disso, os ministros das Finanças do G7 anunciaram novas medidas para aumentar a pressão sobre a Rússia, enquanto os EUA prometem compartilhar informações que facilitem ataques ucranianos a refinarias e oleodutos.