Prêmios da soja caindo forte hoje
Macro: A segunda-feira tem liquidez reduzida pelo feriado de Labor Day nos EUA, mas bolsas sobem, juros avançam e o dólar recua frente a moedas globais. Nas commodities, o ouro se destaca, retomando as máximas recentes. No Brasil, a agenda traz balança comercial, PIB e produção industrial, com atenção ao PMI de hoje. O ambiente externo positivo sustenta Ibovespa em alta e dólar em baixa, favorecendo queda dos juros locais. Ao longo da semana, payroll nos EUA e PIB doméstico devem guiar expectativas sobre Fed e Selic, enquanto o noticiário político adiciona volatilidade.
CBOT
Soja e Milho: Hoje é feriado nos EUA e por isso não temos negociações na CBOT. O pipeline de soja para a China recuou após o pico de 8 Mi t em 15 dias e 14 Mi t em 30 dias na semana de 22 de agosto, respectivamente. Ainda assim, a oferta segue forte, garantindo soja e farelo abundantes pelos próximos 30 dias, pressionando as margens. Diferente do ano passado, não haverá soja americana para compensar a queda dos embarques da AMS, o que pode acelerar a redução nos recebimentos. No Brasil, os negócios de safra velha caíram, acompanhando o farmer selling mais fraco.
Saiba mais em:
Agrochina: Como a China vai se virar sem a soja americana?
B3
Milho: O milho trabalha com variações mistas na B3. A colheita de milho safrinha está próxima do fim, com 95% das áreas concluídas. Mesmo assim, os preços do milho continuam firmes no spot, com os produtores distantes dos negócios, priorizando as vendas de soja. A margem está ruim para o milho e isso tem tornando o farmer selling e o programa de exportação brasileiro mais lento.
Saiba mais em:
Clima: A partir de setembro, frentes frias começam a romper o bloqueio atmosférico, trazendo chuvas ainda irregulares ao centro do país. A partir da segunda quinzena, a umidade ganha consistência e outubro deve consolidar o regime chuvoso. Isso favorece o plantio da soja, a florada do café e o avanço dos canaviais. No Sul, embora as chuvas sejam benéficas, o excesso de umidade pode atrapalhar o milho verão e as lavouras de inverno. Já no Centro-Oeste e Sudeste, ondas de calor seguem mantendo o padrão seco e quente.
Saiba mais em: