NOAA aumenta as chances de La Niña a partir da primavera
O dólar comercial registra forte desvalorização nessa sexta-feira, refletindo comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, no simpósio anual de Jackson Hole.
A forte queda do dólar no Brasil acompanha o movimento global de grande depreciação da divisa norte-americana.
No exterior, o dólar IDX (contra cesta de moedas de países desenvolvidos) tomba 0,79% nesse momento. Em relação as moedas emergentes, o dólar perde hoje entre 0,70% e 1,30%.
O comentário do Powell, sinalizando que o Fed poderá reduzir a taxa de juros na reunião de setembro é que provoca a forte queda do dólar ao redor do globo nessa sexta-feira.
Powell disse: “Nossa taxa básica de juros está agora 100 pontos-base mais próxima do neutro do que há um ano, e a estabilidade da taxa de desemprego e outras medidas do mercado de trabalho nos permitem proceder com cautela enquanto consideramos mudanças em nossa postura política. No entanto, com a política em território restritivo, a perspectiva básica e a mudança no equilíbrio de riscos podem justificar um ajuste em nossa postura política”.
A última frase do parágrafo acima sinaliza que haverá corte de juros até o final do ano. E quando os EUA cortam a taxa de juros, o dólar perde valor. Veja abaixo a relação do dollar IDX com a taxa de juros nos EUA.