O mercado do milho está mudando
DESTAQUES
Soja: Parece que o programa da soja americana está começando a engrenar. Vendas semanais da safra nova vieram acima do esperado, contabilizando 1,14 milhão de toneladas. Contudo, no acumulado as vendas estão em apenas 5,855 milhões de toneladas, bem abaixo das 7,542 milhões do ano passado e menos da metade das 11,811 milhões de toneladas registradas na mesma época em 2023. Embora o USDA tenha reduzido a produção e aumentado a demanda interna para a nova temporada, a China continua ausente das compras de soja dos EUA e cada semana sem vendas ao gigante asiático, pode se converter em queda do potencial de exportação.
Saiba mais em: Ponto de Vista: O USDA pode estar muito errado sobre o balanço de O&D de soja
Milho: As vendas de milho vieram acima do esperado para a temporada 2025/26, totalizando 2,86 milhões de toneladas. O programa do milho americano já soma 16,685 milhões de toneladas, ante 7,924 milhões da mesma época do ano anterior. A expectativa de safra recorde e a forte competitividade no mercado internacional, continuam mantendo a demanda concentrada nos EUA. Enquanto isso, já falam que o programa brasileiro deverá ser ajustado para baixo.
Trigo: Vendas de trigo vieram dentro do esperado. O que chama a atenção é a venda de 80,4 mil toneladas para destinos desconhecidos na temporada 2024/25 e 38 mil toneladas para 2025/26. Ontem saíram rumores de que a China poderia estar comprando trigo americano. Não falaram em quantidades, mas faria sentido por dois motivos: i) O trigo americano está calculando bem para a Ásia. Depois do México, a Ásia combinada é o 2º maior destino.
Saiba mais em: Mercados na Ásia: A China teria comprado trigo nos EUA. A soja é a próxima?
RESUMO