Soja em forte alta nesta 2ª-feira na CBOT
Confira o movimento das bolsas e do dólar no mercado internacional, e no Brasil (às 08h30 de Brasília).
Bolsas e mercados começam a quarta-feira com forte alta, mas com atenção redobrada às sinalizações vindas de Washington. Mais três dirigentes do Fed falam hoje e podem consolidar a percepção quase unânime de corte de juros em setembro, após o CPI de julho vir sem surpresas. Na Europa, destaque para o CPI da Alemanha e, no petróleo, o relatório mensal da AIE.
No Brasil, o IPCA de julho veio abaixo do piso das estimativas, impulsionando revisões para a inflação de 2025 abaixo de 5% e alimentando apostas de corte antecipado da Selic. Hoje saem as vendas no varejo de junho, mas o foco dos investidores recai sobre o anúncio do plano de contingência do governo para amenizar os efeitos do tarifaço de Trump sobre empresas brasileiras.
Lula assina às 11h30, no Planalto, a Medida Provisória que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas que perderam competitividade no mercado externo. Segundo o presidente, este é apenas o primeiro passo de um conjunto de ações em estudo, que inclui ampliação de compras governamentais, abertura de novos mercados e prioridade para o conteúdo nacional. Para o evento, foram convidados os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.