PSF: 14_07_2025
Macro: O dia é de queda para o dólar no câmbio brasileiro acompanhando o movimento do cenário externo. No Brasil, o único dado relevante é o fluxo cambial semanal do Banco Central. O foco dos mercados se volta para a temporada de balanços, com resultados de empresas como AT&T, Alphabet, IBM, Tesla e WEG. No campo geopolítico, Trump anunciou um acordo comercial com o Japão, envolvendo redução de tarifas e promessas de investimentos bilionários. O anúncio impulsionou os mercados asiáticos, com o Nikkei 225 subindo 3,59%.
CBOT
Soja e Milho: Futuros da soja operam em alta nesta quarta-feira na CBOT, com o mercado repercutindo o acordo entre EUA e Japão, que envolve a aquisição de grãos americanos. Contudo, o movimento é limitado devido às boas perspectivas de uma safra cheia para os EUA, com o clima contribuindo para o desenvolvimento e qualidade das lavouras. O milho recua pressionado pelo trigo e condições climáticas favoráveis. No Brasil, o mercado acompanha o fraco ritmo das exportações, já que o milho brasileiro não está competitivo na exportação.
Saiba mais em:
🚨 ALERTA 1: Mais um navio de farelo para China (rumor)
E-book Farmer selling: Entenda como um programa de exportação é construído
Trigo: Ontem o trigo subiu na CBOT com a queda na estimativa de produção e exportação do trigo da Rússia. Mas hoje, os futuros voltam a cair, com o mercado focando na fraca demanda global e na expectativa de uma safra recorde, com produção mundial projetada acima das 800 milhões de toneladas. Com a colheita de trigo no Hemisfério Norte em andamento, não há grandes chances dos preços expressarem recuperação significativa no curto prazo.
B3
Milho: Mais um dia em que o milho opera com variações mistas na B3. O milho set/25 é pressionado, acompanhando a queda do cereal na CBOT, enquanto os vencimentos mais longos ensaiam recuperação. A colheita da safrinha no Brasil atingiu 55,5%, avanço semanal de 13,8 p.p., ainda abaixo de 2024 (79,6%) e da média dos últimos cinco anos (60,6%). Em MT, com mais da metade da colheita finalizada (77,26%), os rendimentos ganham destaque diante da expectativa de produtividade e produção recorde para o estado.
Saiba mais em:
Clima: A partir desta quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo norte da Argentina e atinge o Rio Grande do Sul. Essa frente trará chuvas irregulares para o Sul do Brasil e, pontualmente, poderá gerar algumas instabilidades sobre SP, RJ e MG, mas grande parte do Sudeste e Centro-Oeste seguirá com tempo firme. Já no fim de semana, outra frente fria deve ganhar força, com previsão de chuvas mais abrangentes e até volumosas no PY, RS, SC, oeste do PR e MS.
Saiba mais em: